Investimento
 

Simulador Investimento

Simulação de investimentos e aplicações financeiras

Fundo de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa são compostos por diversos títulos que pagam, em períodos definidos, uma determinada remuneração, que pode ser determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate quando a aplicação termina.  Você pode usar o nosso simulador de investimento para descobrir quanto você pode ganhar aplicando mensamente em um fundo de renda fixa, basta você se informar sobre a rentabilidade atual do fundo.

O Fundo de Renda Fixa oferecido pelos bancos de grande liquidez, já que são baseados em investimentos em títulos de renda fixa, que podem ser pré-fixados e/ou pós-fixada. O fundo de renda fixa é uma aplicação de baixo risco. Mas o fato é que existe um pequeno risco já que parte do fundo aplicado em títulos prefixados possui risco de oscilação de taxa de juros.

Como reflexo das flutuações nos preços dos títulos, os Fundos de Renda Fixa poderão apresentar oscilação na sua rentabilidade em função de ágios e deságios dos preços de negociação dos títulos. Existe até a possibilidade de um fundo de renda fixa render negativamente, apesar de isso ser muito raro. Eu pessoalmente só vi rendimentos próximos a zero em grandes crises financeiras que abalaram a economia mundial.

Normalmente as cateira dos fundos de Renda Fixa são composta de cotas de FI (Fundo de Investimento) de Renda Fixa que atuam no mercado de renda fixa através de aplicações em títulos públicos federais e títulos privados e em operações nos mercados futuros preponderantemente para hedge (proteção) da taxa de juros.

Os operadores de fundo costumam procurar manter a carteira de títulos com prazo médio superior a 365 dias, para que exista o benefício fiscal, podendo estar sujeito a uma oscilação diária maior no valor de suas cotas quando houver instabilidade no mercado financeiro. Existem os fundos de renda fixa de Curto Prazo que tem rentabilidade um pouco menor, só que são mais seguros. 

Os Resgates em fundos de Renda Fixa podem ser feitos a qualquer momento. Observe que não é bom tirar o dinheiro antes de 30 dias já que neste caso terá à incidência do IOF regressivo (Imposto sobre Operações Financeiras).

Quanto mais tempo você deixa o dinheiro aplicado no fundo de renda fixa menor será o pagamento de imposto de renda detirado na fonte sobre o dinheiro que você ganhar na aplicação.

Os bancos costumam oferecer fundos de renda fixa para quem tem pouco dinheiro para investir, neste caso cobram uma taxa administrativa anual elevada, e fundos de renda fixa para quem tem mais dinheiro para aplicar, neste caso a taxa administrativa tem um percentual menor.

Tabela de Alíquotas de Imposto de Renda
IR no resgate de aplicações com prazo Alíquota de IR sobre o rendimento
De até 180 dias 22,5%
De 181 dias até 360 dias 20%
De 361 dias até 720 dias 17,5%
Superior a 720 dias 15%