Investimento
 

Simulador Investimento

Simulação de investimentos e aplicações financeiras

Investimento em CDB

Os CDBs são títulos emitidos por bancos. Na verdade é uma forma de você emprestar dinheiro para o banco. Praticamente todos os bancos permitem que você invista em CDB. Você empresta o dinheiro para o banco determinado uma data para que o mesmo seja devolvido com juros. Sabendo a rentabilidade do CDB ofertado pelo seu banco é possível fazer previsões usando o nosso simulador de investimentos.

Este pagamento de juros pode ser combinado de forma pré-fixada, pós-fixada ou flutuante. No caso do flutuante os juros estarão ligados a um  índice, que pode ser o CDI, TR, TJLP, ou um índice de inflação, como o IGP-DI ou IGP-M.

Já no caso de investir em CDBs pré-fixados, você sabe na hora da compra quanto irá receber em juros, enquanto nos pós-fixados a remuneração que você receberá só será definida depois do vencimento do título.

Os prazos da aplicação são medidos em dias, pode ser 30 dias, 180 dias, e assim por diante podendo aplicar seu dinheiro por meses ou até anos. Quanto maior o tempo da aplicação menos imposto de renda você vai pagar sobre o que ganhar

A alíquota de IR no CDB varia decrescentemente de acordo com o prazo decorrido da aplicação até a data de resgate antecipado / vencimento, sendo no máximo de 22,5% e no mínimo de 15%. O IR é retido na fonte apenas no momento do resgate antecipado ou no vencimento, incidindo somente sobre os rendimentos.

Em geral os bancos concedem taxas melhores de acordo com o volume investido, isto é, quanto maior o investimento, melhor deve ser a taxa que você receberá do banco.

O risco que você corre aplicando seu dinheiro em CDB é o risco do banco quebrar ou ficar inadimplente. Mas só ocorrerá problemas se você possuir mais de 60 mil aplicado, porque até este valor o Fundo Garantidor de Crédito garante o seu dinheiro de volta.

Uma vantagem dos CDBs pré-fixados é a liquidez diária, isto é, você pode sacar seu dinheiro a qualquer momento. Mas lembre-se de não fazer isto antes de completar 30 dias para não pagar IOF regressivo. No vencimento do CDB, você recebe um crédito automático em sua conta corrente, já descontado o pagamento de imposto de renda sobre o rendimento bruto do CDB no período.