Investimento em Fundo DI

Veja quais são as vantagens de aplicar seu dinheiro em um fundo DI, quais são suas características, liquidez, impostos etc.

O fundo DI ou Fundo Referenciado DI é uma boa aplicação para quem deseja investir de forma segura e com liquidez, através de investimentos em títulos pós-fixados que tendem a acompanhar as variação da taxa de juros. Quando você observa na televisão que as taxas de juros estão subindo isto significa que investir em Fundo DI é uma boa opção. Já quando as taxas de juros caem, a rentabilidade apresenta essa mesma tendência de queda. Veja como ganhar dinheiro com Fundo DI através do nosso simulador de investimentos.

Os títulos que fazem parte do Fundo DI tem seus valores atualizados diariamente com base no preço de negociação no mercado, proporcionando transparência a você que está investindo. Observe apenas que estas flutuações nos preços dos títulos acabam refletindo em oscilações na rentabilidade do Fundos Referenciado DI em função de ágios e deságios dos preços de negociação dos títulos. Apesar disso os fundos DI são classificados como investimento de baixo risco.

Normalmente os fundos de renda fixa dos bancos fazem aplicações em títulos públicos federais e títulos privados e em operações nos mercados futuros preponderantemente para proteção da taxa de juros.

Os Resgates do seu fundo DI podem ser feitos a qualquer momento, sem nenhuma burocracia ou complicação. Você deve apenas observar com atenção para não tirar o dinheiro antes de 30 dias de aplicado para não pagar o IOF (imposto sobre operação financeira) cobrado pelo Governo.

Quanto mais tempo você deixa o dinheiro aplicado menor é a cobrança do imposto de renda retirado na fonte do fundo DI.

Tabela de IR

Tabela de Alíquotas de Imposto de Renda
IR no resgate de aplicações com prazoAlíquota de IR sobre o rendimento
De até 180 dias22,5%
De 181 dias até 360 dias20%
De 361 dias até 720 dias17,5%
Superior a 720 dias15%

Deixe um comentário