Poupança

Como funciona o rendimento da poupança

A Poupança é uma das aplicações financeiras mais tradicionais do mercado. De acordo com a legislação atual, a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas: (I) a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial – TR, e (II) a remuneração adicional, correspondente a: a) 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou b) 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.

A data de aniversário da conta de depósito de poupança é o dia do mês de sua abertura. Considera-se a data de aniversário das contas abertas nos dias 29, 30 e 31 como o dia 1° do mês seguinte.

Vantagens

Liquidez diária, facilidade na aplicação e garantia do FGC.

Desvantagens

Possui um dos menores rendimentos dentre todas as aplicações de renda fixa.

Todas as instituições financeiras comerciais, ou seja, os principais bancos do país, disponibilizam aplicações em poupança.

O risco de investir na poupança seria governamental, portanto pode ser considerado extremamente baixo, ainda mais se levar em consideração que o último confisco da poupança ocorreu em 1990.

Não há um valor mínimo a investir e não há prazo para resgate.

Material retirado do Ebook Renda Fixa, escrito por Roberto Indech

Deixe um comentário